sexta-feira, 25 de março de 2011

O mundo precisa de mais poesia

  Depois de voltar de um show recente de Maria Bethânia, onde foram recitados lindos poemas, comecei a refletir sobre a polêmica que está envolvendo o nome dessa grande interprete da música e da literatura brasileira. Resolvi contar como foi o espetáculo, aproveitando para dizer um pouco sobre a minha opinião em relação ao blog que a cantora vai criar, trazendo 365 vídeos dela mesma recitando poemas, por ano. 

É só clicar, e ouvir o que eu tenho a dizer :)
http://www.gengibre.com.br/cast/V1EF0EFPB0

Aproveitando o espaço e a oportunidade, deixo aqui registrado um dos que mais gosto:
http://www.youtube.com/watch?v=gWI1gs0dJYk

domingo, 13 de março de 2011

Testando

No mundo virtual não existem dias iguais. As novidades aparecem o tempo todo, para facilitar o acesso dos navegantes e torna-lo cada vez mais prático e rápido. Diariamente surgem programas, sites e aplicativos que aproximam  os internautas de seus interesses. Um exemplo disso são os programas de gerenciamento de conteúdo, como o GoogleReader e o FeedReader, ambos aplicativos que tem como objetivo gerenciar o conteúdo que interessa ao internauta, selecionando e enviando através de seus respectivos programas para que o leitor possa ter acesso com mais facilidade aos assuntos que lhe convém.  Esse tipo de atalho existe ha cerca de 4 anos, e vem sendo muito usado pelos navegantes. Tudo acontece automaticamente, favorecido por propriedades da internet que as codificações atuais permitem.
 Instalando os dois programas em meu computador, pude analisar as vantagens e desvantagens existentes em cada um deles. O GoogleReader é bem prático, fácil de usar. Pode-se conectar a ele de qualquer computador, já que o programa é vinculado ao Gmail, o que permite que seja usado em qualquer outro computador. Automaticamente, ele faz algumas estatísticas sobre o usuário, que podem ser interessantes para monitorar o uso do conteúdo, dando um feedback do que tem sido lido com mais frequência, por exemplo.  O aplicativo permite seguir outros usuários e sites, se assemelhando ao twitter, nesse ponto, havendo uma rede social envolvida, já que se pode compartilhar conteúdo e comentar o de outras pessoas.   Por ser muito dependende da internet e da conta google, o GoogleReader se torna desvantajoso nesse ponto.
  O FeedReader vem com uma interface mais maleavel, podendo mudar a forma de visualização, a maneira como se disponibiliza as informações. Sempre que chega uma notícia nova, o usuário é avisado com um recado. Tem a vantagem de oferecer a opção de se baixar o artigo recebido, o que o Google Reader não tem. Em contraponto, só pode ser acessado em computadores nos quais o aplicativo foi instalado. Ele independe da internet, o que é interessante, e, apesar de haver forma de sincronizar as atividades com todos os computadores que tenham o programa instalado, esse aplicativo é um pouco complicado de se usar.
  Cabe ao internauta eleger o programa que mais lhe convêm, analisando as vantagens e desvantagens de cada um deles. Para mim, estudante de jornalismo, esse tipo de aplicativo tem extrema importância, se tornando um aliado na busca por noticias sendo uma constante forma de atualização. Optei pelo GoogleReader, por já ser usuária do Gmail, e por me adaptar aos diversos recursos que ele me oferece.